quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sobreviver? Será que basta?

Sobreviver...será que basta?
Por 15 anos me comportei como uma sobrevivente que, sinceramente, acreditava ser. Lia tudo a respeito de abuso sexual e suas conseqüências, freqüentava grupos de auto ajuda, criei grupos , ministrava palestras incentivando sobreviventes a ingressarem em programas de recuperação, fazia terapia direcionada, dei nó em pingo de éter buscando suprir as lacunas que jamais seriam PREENCHIDAS.Corria de um lado pro outro, crendo que com toda aquela movimentação, conseguiria recuperar parte do que fora roubado de mim: minha infância, meus sonhos, minha inocência, minha dignidade... Numa noite de verão, rolava em minha cama, o sono havia fugido de mim, subitamente, uma pergunta gritou de meu interior: “ Até quando você vai sobreviver ?” Levantei, meio atordoada com aquela interrogação. À partir daquela noite, percebi que por 15 anos trilhara o caminho oposto ao que realmente desejara: VIVER!Foi um grande choque perceber que apesar de todas as minha boas intenções, toda dedicação, esforço e perseverança, estava na hora de realmente SAIR DA CASCA, tomar as rédeas de minha vida e crescer. Foram muitos anos agindo como vítima, depois muitos mais agindo como sobrevivente e de repente percebi que estava na hora de crescer! Fiquei em estado de choque por alguns dias, sem saber por onde começar. Olhava ao redor e não havia nada e nem ninguém com quem eu pudesse conversar, sorrir ou tampouco chorar. Tinha apenas um eco em meu interior que dizia para começar a VIVER e isso era claro como o nascer do sol.Decidi fazer uma auto avaliação e ponderar a respeito dos progressos que havia conseguido desde em que iniciei o programa de recuperação. Fiquei mais chocada ainda! Todas as conquistas que pensei ter alcançado, não possuíam consistência, eram apenas mais métodos que desenvolvi para continuar sobrevivendo, só que de uma forma “saudável”. Somente à partir deste dia , percebi que era hora de construir, e é assim que começa a história... (continua)

Nenhum comentário: